Skip to content

Acompanhe Conteúdos Exclusivos

Conexões humanas já acabaram

2 de dezembro de 2025

A teoria da internet morta não é mais uma teoria. Há uma probabilidade ligeiramente acima de 50% de que os artigos que você lê online não sejam escritos por um humano. Um estudo realizado pela equipe do The Graphite revelou que, desde novembro de 2024, o conteúdo gerado por IA ultrapassou o conteúdo gerado por humanos na web.

Agora você está pensando: “Ah, isso não é… notícia velha?”. Mais ou menos… mas não para por aí na web. Nossas vidas “reais” já estão “mortas” no sentido de que ninguém realmente pensa ou tem mais suas opiniões próprias.

Outro dia, a maior parte da internet caiu, e para o trabalhador comum foi só um incômodo porque o Instagram dele não abria, mas para a maioria das pessoas conectadas digitalmente, o ChatGPT ficou inacessível, e isso significou que nenhuma ideia ou opinião pôde ser “gerada” até que ele voltasse.

Isso me entristece porque, apesar de eu depender de IA para facilitar partes do que faço durante o dia, eu sei como ela pode prejudicar nosso raciocínio. Não só isso, mas me choca que um número assustador de pessoas dependa tanto de chatbots de IA como o GPT que, quando ele sai do ar, essas pessoas ficam rodando em círculos sem saber o que pensar.

Controle de pensamento

É fácil extrapolar que, se um grande número de pessoas na internet não está usando a própria mente para pensar, influenciadores que dependem de comentar rapidamente sobre o que está acontecendo na política e precisam interagir com o máximo de usuários possível também estão usando IA para, pelo menos, curar ou aprimorar suas opiniões e ideias (quando não as geram do zero com IA). Então… de quem são as opiniões ou ideias que vemos online? As empresas de tecnologia de IA estão moldando o que as pessoas pensam e o que elas… sentem sobre alguma notícia ou agenda?

“Você disse que as vidas reais são impactadas, mas só falou sobre o que acontece na web”. E se eu te dissesse que, novamente, um grande número de pessoas depende do ChatGPT para decidir o que vai ser o jantar? O que comprar no supermercado? E pior ainda: o que fazer com suas vidas? Eu já falei sobre isso em outro artigo, mas vou repetir só para reforçar meu ponto: as pessoas estão NAMORANDO IA. Namorando. Mandando mensagens eróticas e tudo mais.

O Grande Filtro

Você já ouviu falar da teoria do Grande Filtro? Para simplificar, um físico chamado Enrico Fermi veio com a ideia de que não detectamos nenhuma vida alienígena no espaço (calma, isso ainda tem a ver com o excesso de dependência de IA) porque, em algum ponto do caminho da evolução de uma civilização, algo terrível acontece que extingue a espécie. Me escuta: eu acho que acabamos de bater no nosso Grande Filtro… Eu sinceramente espero que cheguemos do outro lado vivos e com algum cérebro para nos gabarmos. O que você acha? Ah, e você acha que este texto foi escrito com IA ou que eu abri o Obsidian para escrever tudo de uma vez durante meu intervalo?

Adelar Martins


Videomaker, fotógrafo, músico e artista autodidata.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado.

dezesseis − nove =